Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"O estado russo tornou-se na maior organização terrorista do mundo"

Zelensky classifica ataque a centro comercial como "terrorismo".

"O estado russo tornou-se na maior organização terrorista do mundo"
Notícias ao Minuto

22:28 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou, esta segunda-feira, que o ataque levado a cabo pela Rússia contra um centro comercial na cidade ucraniana de Kremenchuk, na região de Poltava, é "um dos ataques terroristas mais desafiantes da história europeia".

No seu habitual discurso noturno, o chefe de Estado ucraniano destacou o facto de muitas pessoas terem conseguido "sair a tempo" do espaço comercial e disse que este foi um ataque "calculado".

"O ataque russo de hoje a um cento comercial em Kremenchuk é um dos ataques terroristas mais desafiantes da história europeia. Uma cidade tranquila, um centro comercial comum com mulheres, crianças, civis comuns no interior", começou por dizer o chefe de estado ucraniano.

"Antes do alarme aéreo havia cerca de mil pessoas. Felizmente, tanto quanto sabemos neste momento, muitas pessoas conseguiram sair a tempo. Foram retirados a tempo. Mas ainda havia gente lá dentro: funcionários, alguns visitantes", acrescentou.

"Apenas terroristas totalmente insanos, que não deveriam ter lugar na terra, podem lançar mísseis contra este edifício. E este não é um ataque de míssil fora do alvo, este é um ataque russo calculado", acusou.

Zelensky adiantou que a operação de resgate continua e admitiu que "as perdas podem ser significativas". 

Após apresentar "condolências às famílias e amigos dos mortos neste terrível ataque terrorista", o presidente ucraniano pediu às pessoas que procurem um abrigo sempre que ouvirem as sirenes de alarme. 

"A Rússia não vai parar por nada", disse. "O estado russo tornou-se na maior organização terrorista do mundo. E isso é um facto. E isso deve ser um facto jurídico. E todos no mundo devem saber que comprar ou transportar petróleo russo, manter contactos com bancos russos, pagar impostos e taxas alfandegárias ao Estado russo significa dar dinheiro a terroristas", apontou.

Note-se que, de acordo com o mais recente balanço, pelo menos 13 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas após o ataque. 

Leia Também: "Mundo está horrorizado" com ataque a centro comercial na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório