Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

Oito civis mortos e 21 feridos em bombardeamento russo em Lysychansk

Pelo menos oito civis ucranianos morreram e 21 ficaram feridos hoje num bombardeamento russo quando armazenavam água em Lysychansk (leste), cidade gémea de Severodonetsk recentemente conquistada pelas forças de Moscovo, anunciou o governador regional.

 Oito civis mortos e 21 feridos em bombardeamento russo em Lysychansk

"Os russos dispararam contra uma multidão com vários lançadores de foguetes Hurricane enquanto civis retiravam água de uma cisterna. Oito moradores morreram, 21 foram levados para o hospital", escreveu na rede social Telegram o governador da região de Lugansk, Serguiï Gaïdaï.

Lysychansk é a última grande cidade a ser conquistada pelos russos na região de Lugansk, uma das duas províncias da bacia industrial de Donbass.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Líderes condenam ataque; EUA armam Kyiv com mísseis terra-ar

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório