Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Boris Johnson diz que apoiar a Ucrânia é como lutar contra Hitler

Primeiro-ministro sublinhou que o Reino Unido deve apoiar a Ucrânia a todo o custo.

Boris Johnson diz que apoiar a Ucrânia é como lutar contra Hitler
Notícias ao Minuto

15:50 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, comparou, esta segunda-feira, o apoio à Ucrânia na guerra com a Rússia com a luta contra o ditador nazi Adolf Hitler. 

À margem da cimeira do G7 no hotel Schloss Elmau, na Baviera, Johnson defendeu ainda assim, em declarações à BBC, que "vale a pena pagar o preço pela liberdade".

O primeiro-ministro recordou que as democracias levaram muito tempo a encontrar soluções para a tirania e a agressão em meados do século 20, fazendo referência à II Guerra Mundial, no entanto, a "derrota dos ditadores, principalmente da Alemanha nazi, trouxe muitas décadas de estabilidade" e "uma ordem mundial fundamentada por um sistema internacional baseado em regras".

"Vale a pena proteger, vale a pena defender, traz prosperidade a longo prazo"

Boris Johnson sublinhou ainda que o Reino Unido deve apoiar a Ucrânia a todo o custo e que "vale a pena proteger, vale a pena defender, traz prosperidade a longo prazo". 

"Imagine se permitíssemos que Putin saísse impune ao assumir à força grandes partes de outro país, um território soberano e independente", começou por frisar. "As lições disso seriam absolutamente aterrorizantes em qualquer país da antiga União Soviética", acrescentou.

Refira-se que o Reino Unido já disponibilizou cerca de 1,7 mil milhões de euros em ajuda financeira e humanitária e cerca de 1,5 mil milhões de euros em suprimentos de armas para a Ucrânia. 

Este domingo, Boris Johnson ridicularizou, juntamente com outros líderes do G7, as fotografias do presidente russo em tronco nu. 

Leia Também: "Temos de mostrar peitorais": Líderes do G7 troçam de Putin em tronco nu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório