Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Justiça norueguesa identifica formalmente autor de tiroteio em Oslo

Justiça confirmou tratar-se de Zanir Matapour, um cidadão norueguês de origem iraniana. Está acusado de matar duas pessoas e ferir 21.

Justiça norueguesa identifica formalmente autor de tiroteio em Oslo
Notícias ao Minuto

11:34 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Noruega

Um tribunal da Noruega identificou, esta segunda-feira, o suspeito de um ataque a um bar gay, na madrugada de sábado, como Zaniar Matapour. O homem é um cidadão norueguês de origem iraniana.

O autor do ataque está acusado de matar duas pessoas e ferir 21 e o tribunal distrital de Oslo irá divulgar ainda hoje as medidas de coação a aplicar. Segundo as autoridades norueguesas, citadas pela agência de notícias Reuters, Matapour será ainda sujeito a uma avaliação psiquiátrica, uma vez que tem historial de doença mental.

Ainda esta segunda-feira, membros da comunidade LGBTQ irão manifestar-se em frente à Câmara Municipal de Oslo.

O tiroteio ocorreu pelas 1h de sábado [23h de sexta-feira, em Lisboa] nas imediações de um pub, onde morreram duas pessoas, e depois à porta de um club gay adjacente, horas antes da marcha do Orgulho LBGT.

No próprio dia, soube-se que o suspeito, formalmente identificado hoje pela justiça norueguesa, era de origem iraniana e já estava referenciado pela polícia devido a delitos menores, como a posse de uma faca e condenação por posse de droga.

O caso foi considerado pelos serviços de informação noruegueses (PST) como um ato de “terrorismo islâmico extremista”

Leia Também: Polícia norueguesa trata tiroteio de Oslo como "ato terorista"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório