Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Papa Francisco vai renunciar? Católicos estão inquietos

Agenda do Papa em agosto preocupa os seus seguidores.

Papa Francisco vai renunciar? Católicos estão inquietos
Notícias ao Minuto

10:24 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vaticano

No início deste mês, o gabinete de imprensa do Vaticano anunciou que o Papa Francisco visitará a cidade italiana de Aquila no final de agosto deste ano.

O anúncio suscitou especulações de que a viagem poderia ser um prelúdio à demissão do Papa Francisco, que já tem 85 anos, e enfrenta diversos problemas de saúde.

Isto porque a cidade em causa está associada já a outras renúncias. A cidade no centro de Itália é onde está sepultado o Papa Celestino V, que liderou a Igreja Católica durante apenas cinco meses, antes de renunciar ao cargo, em 13 de dezembro de 1294,  lembra a Aciprensa.

A viagem em causa deixou a comunidade católica inquieta, noticia o El Mundo, e em causa estará também o facto de o Papa levar a cabo três importantes eventos em agosto, mês por norma mais calmo no Vaticano.

São eles a viagem a Aquila, uma reunião com membros do Colégio para discutir a nova constituição do Vaticano e ainda a eleição de novos cardeais.

Depois de ter sido eleito em 2013, Francisco elogiou a decisão de Bento XVI em renunciar, afirmando que depois dele outros poderiam fazer o mesmo. Porém, Francisco nunca mostrou intenção em abandonar o cargo, tendo até, em 2021, depois de ter sido operado ao cólon, posto de parte essa hipótese.

Contudo, depois das imagens que dão conta do Sumo Pontífice a deslocar-se em cadeira de rodas, muitos são os que acreditam que o Papa pode ter mudado de decisão.

Leia Também: Papa pede para não esquecer a Ucrânia e apelou ao diálogo no Equador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório