Von der Leyen favorável à participação do Ocidente na cimeira do G20

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, é a favor da participação dos países ocidentais na próxima cimeira do G20 em novembro na Indonésia, apesar da provável presença do Presidente russo.

Plano de recuperação deve ter em conta recomendações de Bruxelas

© Shutterstock

Lusa
27/06/2022 09:04 ‧ 27/06/2022 por Lusa

Mundo

Von der Leyen

"Acho que é melhor para ele [Vladimir Putin] dizermos pessoalmente, caso venha, o que pensamos, e que tome uma posição", disse Ursula von der Leyen ao canal de televisão alemão ZDF domingo à noite.

Úrsula Von der Leyen foi questionada sobre a possibilidade de um boicote dos países ocidentais ao G20 (Grupo das 20 maiores economias mundiais, que inclui a União Europeia) e falou à margem do G7 que está decorrer na Alemanha.

"O G20 é importante demais para os países em desenvolvimento, países emergentes, para que deixemos Putin destruí-lo", acrescentou von der Leyen.

A Indonésia, que está atualmente na presidência do G20, está a organizar a cimeira que se deverá realizar em Bali em novembro.

O país tem sofrido forte pressão do Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, para excluir a Rússia por causa da invasão da Ucrânia.

No entanto, Jacarta resistiu, argumentando que a sua posição como anfitrião exige que permaneça "imparcial", segundo o Presidente Joko Widodo, que também convidou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Se os chefes de Estado ocidentais viajarem para Bali, será o primeiro encontro físico com o presidente russo desde que Moscovo invadiu a Ucrânia.

"Devemos discutir juntos [com os Estados membros da EU]", sobre o assunto" afirmou von der Leyen.

Por seu lado, quando questionado, o chanceler alemão Olaf Scholz, cujo país é atualmente presidente do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo), também abriu as portas à participação no G20, mesmo que Putin esteja presente.

"O mundo ainda pode mudar significativamente até lá, mas está muito claro que o G20 desempenha um papel importante", disse à ZDF.

Leia Também: Von der Leyen espera que Conselho esteja "à altura de responsabilidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas