Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Impostor faz-se passar por autarca de Kyiv e contacta políticos europeus

O presidente da câmara de Kyiv alertou: "As conversas oficiais só chegam através dos canais oficiais".

Impostor faz-se passar por autarca de Kyiv e contacta políticos europeus
Notícias ao Minuto

21:19 - 25/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Pelo menos três presidentes de câmara de várias capitais europeias receberam chamadas de um impostor que se fez passar pelo presidente da câmara de Kyiv.

O autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, foi avisado sobre o esquema, que descreveu como uma "organização criminosa", alertando: "Por favor, no futuro tenham cuidado com quem se faz passar por mim. As conversas oficiais só chegam através dos canais oficiais".

Klitschko escreveu no Telegram: "O inimigo não desiste e está a fazer guerra em todas as frentes - em particular com desinformação, através de tentativas de descrédito de políticos ucranianos a fim de discutir com parceiros europeus para que a Ucrânia não seja ajudada".

A presidente da Câmara de Berlim, Franziska Giffey, foi uma das responsáveis que recebeu o contacto do impostor. Ao Kyiv Independent revelou que encurtou a chamada com o alegado presidente da câmara de Kyiv após ter notado algo estranho nas suas declarações e ter ficado desconfiada com as suas perguntas.

Sem se alongar explicou que "o curso da conversa e a definição dos tópicos" fizeram com que suspeitasse da verdadeira identidade da pessoa com quem falava. A Câmara de Berlim, capital da Alemanha, publicou uma fotografia onde aparece tanto a presidente da câmara da capital alemã como o falso presidente da câmara de Kyiv num grande ecrã.

Revelou ainda que inicialmente "não havia provas de que a videoconferência tivesse sido realizada por uma pessoa real", acrescentando que "aparentemente, tudo indica que era profundamente falso".

Leia Também: Putin anuncia que Rússia vai fornecer mísseis táticos à Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório