Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Trudeau considera "horrível" decisão do Supremo sobre direito ao aborto

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, classificou hoje de "horrível" a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos (EUA), que anulou a proteção do direito ao aborto em vigor no país há 49 anos.

Trudeau considera "horrível" decisão do Supremo sobre direito ao aborto
Notícias ao Minuto

21:29 - 24/06/22 por Lusa

Mundo EUA

"As notícias dos Estados Unidos são horríveis. O meu coração está com as milhões de mulheres americanas que vão perder o seu direito legal ao aborto", escreveu o governante no Twitter.

"Nenhum governo, nenhum político, nem qualquer homem deve dizer a uma mulher o que ela pode ou não fazer com o corpo. Quero que as mulheres do Canadá saibam que vamos defender sempre o seu direito de escolha", acrescentou.

O Supremo Tribunal dos EUA anulou hoje a proteção do direito ao aborto em vigor no país desde 1973, numa decisão classificada como histórica que permitirá a cada Estado decidir se mantém ou proíbe tal direito.

Os juízes da mais alta instância judicial norte-americana, atualmente com uma maioria conservadora, decidiram anular a decisão do processo "Roe vs. Wade", que, desde 1973, protegia como constitucional o direito das mulheres ao aborto.

Esta decisão não torna ilegais as interrupções da gravidez, mas devolve ao país a situação vigente antes do emblemático julgamento, quando cada Estado era livre para autorizar ou para proibir tal procedimento.

Leia Também: "Os EUA estão a dar vários passos atrás", diz cientista político

Recomendados para si

;
Campo obrigatório