Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

As imagens dos protestos contra e a favor do direito ao aborto nos EUA

O contraste nas reações espelha o fosso entre democratas e republicanos.

Notícias ao Minuto

17:28 - 24/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A decisão do Supremo Tribunal dos EUA de anular a proteção do direito ao aborto em vigor no país desde 1973 está a ser recebida com aplausos e lágrimas num país extremamente dividido sobre a questão.

Momentos depois de ter sido conhecida a decisão histórica, que permitirá a cada Estado decidir se mantém ou proíbe tal direito, centenas de pessoas juntaram-se em frente ao edifício em protestos contra e a favor do aborto.

A agência noticiosa espanhola EFE constatou antes do meio-dia (hora local) que o número de manifestantes continuava a aumentar, com alguns a exibirem cartazes a exigirem a revogação da medida.

Em frente, um grupo mais numeroso contra o direto ao abordo celebrava a decisão da principal instância judicial do país, com cantos e danças, mas sem sinais de tensão entre os dois grupos, indicaram as agências internacionais.

Ainda assim, as forças de segurança estão no local para manter as duas manifestações à distância.

Veja, na galeria acima, as imagens dos protestos.

Os juízes da mais alta instância judicial norte-americana, atualmente com uma maioria conservadora, decidiram anular a decisão do processo "Roe vs. Wade", que, desde 1973, protegia o direito das mulheres ao aborto no país.

Esta decisão não torna ilegais as interrupções da gravidez, mas devolve ao país a situação vigente antes do emblemático julgamento, quando cada Estado era livre para autorizar ou para proibir tal procedimento.

Leia Também: É oficial: Supremo dos EUA anula decisão que deu direito ao aborto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório