Um incêndio florestal deflagrou, na terça-feira, na cidade costeira de Marmaris, no sudoeste da Turquia.
As autoridades locais disseram, de acordo com a Reuters, que o governo turco não estava preparado para o combate a eventuais incêndios este ano, tal como aconteceu o ano passado. Recorde-se que a Turquia foi palco de um dos piores incêndios florestais registados.
De acordo com a CNN, estão no local mais 1.100 veículos, 61 helicópteros e 13 aeronaves.
De acordo com o ministro da Saúde da Turquia, até quinta-feira 29 pessoas tinham sido afetadas pelos incêndios, e duas delas ainda estariam no hospital a receber tratamentos. As autoridades turcas dizem ainda que pelo menos 274 pessoas foram retiradas por precaução.
Um deputado municipal notou que os incêndios do ano passado, que destruíram mais de 140 mil hectares, deviam ter servido como "sinais de alerta" para uma melhor preparação este ano. "A época dos incêndios está próxima, não há planos para o combate aéreo, nem para os bombeiros no terreno", garantiu Ali Kirli , citado pela agência.
"Os aviões de combate aos incêndios e helicópteros deviam ser adquiridos, uma frota de aeronaves estabelecida", notou.
Também o presidente da Turquia foi criticado pelos partidos da oposição sobre a falta de preparação, mas Tayyip Erdogan terá respondido que os incêndios era o que havia de pior na história do país.
Leia Também: Monkeypox: Cientistas explicam porque é que o vírus afeta mais os homens