Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Forças pró russas reclamam controlo de três zonas perto de Lisichansk

As forças pró russas da autoproclamada república de Lugansk tomaram mais três localidades perto de Lisichansk, última grande cidade sob controlo de Kyiv no leste da Ucrânia, após anúncio da retirada das tropas ucranianas de Severodonetsk.

Forças pró russas reclamam controlo de três zonas perto de Lisichansk
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/06/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

O governador de Lugansk, Serhiy Gaidai, disse hoje que "os russos capturaram Mykolayivka", a 12 quilómetros a sudoeste de Lisichansk.

O Estado-Maior da Ucrânia indicou na quinta-feira que as "tropas inimigas" (forças russas) estavam a tentar controlar Mykolayivka. 

Hoje, no primeiro relatório militar do dia, Kiev refere, no entanto, que as tropas ucranianas conseguiram "travar" a ofensiva russa perto de Borivske, a sul de Severodonetsk e a leste de Lisichansk.

"A ofensiva do inimigo (forças russas) perto de Borivske foi estancada com êxito. Além do mais, os nossos soldados (forças ucranianas) rechaçaram a ofensiva que se dirigia para os arredores de Lisichansk", sublinhou Gaidi numa mensagem divulgada pela rede social Telegram. 

Estas informações respeitantes à real situação no terreno ainda não foram confirmadas por meios independentes.

De acordo com um oficial das milícias separatistas Andrei Marochko, as forças pró russas tomaram a sul de Lisichansk as localidades de Hirske e Zolote. 

"As forças ucranianas situadas no eixo Hirske-Zolote foram eliminadas. Todos os locais estão sob o nosso controlo", disse Marochoko citado pela agência russa TASS.

Na quarta-feira, a Ucrânia reconheceu a perda do controlo de Loskutivka e de Rai-Olekandrivka, a cerca de 20 quilómetros a sudoeste de Lisichansk.

Por outro lado, Gaidai anunciou hoje que as tropas ucranianas "receberam a ordem" de retirada de Severodonetsk assediada diretamente pelas forças russas e separatistas desde o passado dia 26 de maio. 

Kiev apenas controlava as instalações industriais Azot na capital administrativa da região de Lugansk onde supostamente se refugiavam mais de 500 civis e um número não determinado de defensores ucranianos. 

Fontes pró russas acreditam que se encontram cerca de 2.500 soldados e "mercenários" na fábrica de produtos químicos Azot. 

Até ao momento, o governador de Lugansk não forneceu detalhes sobre a retirada de Severodonetsk nem se referiu ao número exato de combatentes que ainda se encontram no local.  

Leia Também: AO MINUTO: Avião cai na Rússia; Tropas vão retirar-se de Severodonetsk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório