Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Em Vigo, urinar no mar ou na areia pode custar-lhe uma multa de 750 euros

Como é que as pessoas serão identificadas se o fizerem? Não foi revelado. 

Em Vigo, urinar no mar ou na areia pode custar-lhe uma multa de 750 euros
Notícias ao Minuto

23:17 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vigo

A “evacuação fisiológica no mar ou na praia” é proibida já a partir de 18 de julho em Vigo, de acordo com a legislação aprovada pelo município da Galiza. Os banhistas que urinem na água ou na areia serão penalizados com uma multa de 750 euros.

Como é que as pessoas serão identificadas se o fizerem? Não foi revelado. 

A "evacuação fisiológica no mar ou na praia" não é permitida, de acordo com a portaria municipal de Vigo, fazendo referência explícita ao costume antigo - e nada respeitoso - de urinar na água do mar.

Segunda a Antena 3, a Câmara Municipal de Vigo quer pôr fim a esta prática - urinar no mar -, razão pela qual foi catalogada como uma infracção aos regulamentos de saúde e higiene, e aparece explicitamente na primeira secção do artigo 12 do regulamento da praia.

Urinar em qualquer lugar numa praia de Vigo pode ser sujeito a sanção, algo que vemos com mais frequência se pensarmos em fazê-lo na areia, bem como em qualquer outro espaço público, como ruas ou parques. Mas esta portaria enfatiza agora a ação na água do mar.

Por seu lado, a câmara municipal tentará pôr em prática meios para o evitar, dizem. O decreto declara que o conselho "promoverá a instalação de sanitários públicos acessíveis durante a época balnear, onde não há nenhum em permanência". 

No entanto, o facto de não haver casas de banho na praia não é uma desculpa para os utilizadores "evacuarem fisiologicamente" em locais inadequados. Fazê-lo é uma infracção menor e pode resultar numa multa de até 750 euros.

A mesma portaria contempla também sanções para práticas como a utilização de sabão na água da praia ou nos elementos dedicados à higiene, tais como duches ou banhos de pés, atirar lixo de qualquer tipo na praia, ou utilizar grelhadores ou botijas de gás em todo o ambiente devido à sua natureza inflamável.

Leia Também: Federação alerta que há praias e piscinas sem vigilância

Recomendados para si

;
Campo obrigatório