Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Papa manda publicar arquivos sobre perseguição a judeus no Holocausto

O Papa Francisco ordenou a publicação na internet de milhares de arquivos sobre a perseguição dos judeus no Holocausto, durante o pontificado de Pio XII (1939-1958), tradicionalmente acusado de ter sido fraco face aos crimes.

Papa manda publicar arquivos sobre perseguição a judeus no Holocausto
Notícias ao Minuto

17:01 - 23/06/22 por Lusa

Mundo Holocausto

Os documentos estarão virtualmente "acessíveis a todos" no próprio portal do Vaticano a partir deste mês, avançou a Santa Sé, e incluem os pedidos de ajuda enviados por judeus de "toda a Europa" a Pio XII.

Em março de 2020, Francisco decidiu dar a académicos acesso aos arquivos do pontificado de Pio XII, parte do qual decorreu durante a II Guerra Mundial (1939-1945), mas agora passa a ser permitido o estudo de 170 volumes e quase 40.000 documentos a qualquer utilizador da internet.

No entanto, inicialmente apenas 70% do material será publicado, já que o resto ainda não está digitalizado.

O material, que inclui cartas, requerimentos e dados com o nome e a identidade dos remetentes, "vai permitir aos descendentes daqueles que pediram ajuda procurar, em qualquer lugar do mundo, os vestígios dos seus entes queridos", explicou o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

Leia Também: Polaco que resgatou judeus durante o Holocausto morreu aos 102 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório