Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PE recomenda que 27 aprovem "sem demora" candidatura de Ucrânia e Moldova

O Parlamento Europeu (PE) recomendou hoje ao Conselho Europeu que atribua "sem demora" o estatuto de país candidato ao bloco europeu à Ucrânia e à Moldova, numa resolução aprovada por larga maioria.

PE recomenda que 27 aprovem "sem demora" candidatura de Ucrânia e Moldova
Notícias ao Minuto

11:44 - 23/06/22 por Lusa

Mundo UE/Cimeira

A resolução, aprovada por 529 votos a favor, 45 contra e 14 abstenções, apela aos líderes da União Europeia (UE) que deem "um sinal claro à Ucrânia, Moldova e Geórgia, confirmando a sua perspetiva europeia".

A Ucrânia e a Moldova deverão ver hoje aprovado pelos líderes da UE o estatuto de candidato ao bloco europeu, sendo que a Geórgia deverá fazer ainda progressos no cumprimento das condições fixadas pela Comissão Europeia.

Os eurodeputados apelam também aos líderes dos três países referidos que acelerem as reformas de modo a cumprirem os critérios de adesão à UE o mais brevemente possível.

Os líderes dos 27 países da UE vão decidir hoje sobre o processo de candidatura da Ucrânia ao bloco europeu, no arranque de uma cimeira em Bruxelas dominada pelo alargamento, com a guerra como pano de fundo.

Num Conselho Europeu de dois dias antecedido de uma reunião de líderes da UE e dos países dos Balcãs Ocidentais -- há anos na 'fila de espera' para aderir ao bloco comunitário -, os chefes de Estado e de Governo dos 27 vão debruçar-se sobre as recentes recomendações da Comissão Europeia relativamente aos pedidos de adesão apresentados pela Ucrânia, Moldova e Geórgia já depois de a Rússia ter invadido o território ucraniano, em 24 de fevereiro passado.

Leia Também: Ex-presidente russo Medvedev sobre líderes europeus: "Sem ofensa, mas..."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório