Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Países dos Balcãs Ocidentais merecem oportunidade realista de aderir à UE

"Os cidadãos dos Balcãs Ocidentais esperam há quase 20 anos pela oportunidade de se tornarem membros da União Europeia", lembrou esta quinta-feira o chanceler alemão, em declarações proferidas em Bruxelas.

Países dos Balcãs Ocidentais merecem oportunidade realista de aderir à UE
Notícias ao Minuto

10:01 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Balcãs

Os países dos Balcãs Ocidentais devem ter uma oportunidade realista de aderir à União Europeia (UE), depois de terem trabalhado arduamente durante muitos anos para cumprir as condições de entrada no bloco, disse esta quinta-feira o chanceler alemão, Olaf Scholz, aqui citado pela Reuters.

"Os cidadãos dos Balcãs Ocidentais esperam há quase 20 anos pela oportunidade de se tornarem membros da União Europeia", explicou Scholz aos jornalistas, em Bruxelas, à chegada para uma reunião que contará com a participação dos líderes do UE mas, também, dos países dos Balcãs Ocidentais.

"É da maior importância que isto se torne uma promessa credível porque os diversos esforços que estes países empreenderam devem, no final, conduzir efetivamente à sua admissão", acrescentou o chanceler alemão, garantindo que a Alemanha iá trabalhar para ajudar esses países a cumprirem esse mesmo objetivo.

Recorde-se que os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia vão decidir, esta quinta-feira, sobre o processo de candidatura da Ucrânia ao bloco europeu, no arranque de uma cimeira em Bruxelas dominada pelo alargamento do mesmo.

Este Conselho Europeu, com a duração de dois dias, será antecedido por uma reunião de líderes da UE e dos países dos Balcãs Ocidentais, que se encontram já há vários anos a aguardar a adesão ao bloco comunitário. 

Os seis países em causa - Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia - encontram-se, neste momento, em diferentes níveis de maturidade nesse mesmo processo, tendo a adesão à União Europeia ficado ainda dependente de condições, segundo discutido em cimeiras anteriores.

Leia Também: UE vive "um momento histórico no plano geopolítico", diz Charles Michel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório