Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Há mais de 2.700 casos de Monkeypox só na Europa

ECDC divulgou novo balanço.

Há mais de 2.700 casos de Monkeypox só na Europa
Notícias ao Minuto

09:58 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

Já foram identificados mais de 2.700 casos de infeção pelo vírus Monkeypox na Europa. De acordo com a última atualização do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), tinham sido confirmados, até ao dia 22 de junho, 2.746 casos em 29 países e áreas de toda a região europeia.

O ECDC garante que “continuará a acompanhar de perto os desenvolvimentos e atualizará a sua avaliação de risco à medida que novos dados e informações estiverem disponíveis”. 

Recorde-se que foi no mês de maio que começaram a ser relatados os primeiros surtos de Monkeypox, com os primeiros diagnosticados no Reino Unido. Desde então, já foram registados casos em países por todo o mundo.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), os “sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas”.

Quem tiver sintomas e sinais compatíveis com a doença e sobretudo se tiver tido contacto próximo com alguém que possa eventualmente estar infetado por vírus Monkeypox, deve entrar em contacto com as autoridades de saúde. Estas pessoas devem evitar contacto próximo com os outros e lavar as mãos regularmente. 

Leia Também: Monkeypox. Portugal recebe vacinas para contactos até ao final do mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório