Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Universidade do Chile dá posse à 1.ª reitora da sua história de 180 anos

A doutora em bioquímica Rosa Devés tomou posse ma quarta-feira como a primeira reitora da Universidade do Chile nos seus 180 anos, durante uma cerimónia que contou com o presidente do país, Gabriel Boric.

Universidade do Chile dá posse à 1.ª reitora da sua história de 180 anos
Notícias ao Minuto

06:56 - 23/06/22 por Lusa

Mundo Chile

"Vimos representar a Universidade do Chile neste novo ciclo, trazendo os sonhos e as esperanças de uma comunidade que é crítica e resistente, solidária e generosa", afirmou Devés durante o primeiro discurso como máxima autoridade de estabelecimento de ensino, o mais antigo do país e um dos de maior prestígio na região.

Devés, nascida em Santiago de Chile, em 1950, graduou-se como bioquímica na mesma instituição, doutorou-se na Universidade Western Ontario (Canadá) e realizou estudos de pós doutoramento na University of Southern California, em Los Angeles (Estados Unidos).

"A nossa tarefa, numa sociedade ameaçada por crises distintas, é contribuir com conhecimento para um futuro que nos inclua a todas e a todos como pessoas livres e autónomas, capazes de agir pelo bem comum e de habitar o planeta em harmonia com a natureza", indicou.

A reitora destacou outras mulheres que fizeram história na Universidade do Chile, como a médica Eloisa Díaz, a primeira a frequentar estudos superiores no país e a licenciar-se como médica cirurgiã a nível nacional e regional, em 1887.

"Também vimos representar as mulheres e as suas lutas para conquistarem espaços de desenvolvimento na academia e dizer às raparigas e jovens do nosso país que sim, podem", acrescentou a reitora.

À ceremónia asistiu Boric, que durante os seus anos como estudante de Direito foi um destacado líder universitário e liderou os grandes protestos estudantis há uma década, a favor da gratuidade na educação.

Fundada en 1842, a Universidade do Chile é a casa de estudos mais emblemática do Chile e nela se formaram vários presidentes como Salvador Allende (1970-1973) e Michelle Bachelet (2006-2010 e 2014-2018), além de prestigiados académicos, artistas e pensadores.

Leia Também: Portugal vai construir pequeno telescópio para estudar o Sol no Chile

Recomendados para si

;
Campo obrigatório