Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Biden reúne-se com Felipe VI e Pedro Sánchez antes da cimeira da NATO

Informação foi avançada por um funcionário do governo do Estados Unidos.

Biden reúne-se com Felipe VI e Pedro Sánchez antes da cimeira da NATO
Notícias ao Minuto

23:23 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, terá duas reuniões com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e com o Rei Felipe VI na sua viagem a Madrid antes da cimeira da NATO, de acordo com um alto funcionário do governo dos EUA.

Até agora, o governo espanhol não tinha confirmado que a reunião se iria realizar, mesmo após o telefonema entre ambos na terça-feira.

Biden viajará primeiro para a reunião do G7 na Alemanha, onde se encontrará com o chanceler alemão Olaf Scholz e onde presidente da Ucrânia, Volodymir Zelenski, será convidado. A ele juntar-se-ão também os chefes das organizações internacionais e o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Segundo o site TOPNews España, posteriormente, Biden, juntamente com alguns dos participantes na cimeira do G7, dirigir-se-á a Madrid, onde se realizará a cimeira da NATO nos dias 29 e 30 de junho.

"Logo que o presidente chegue a Madrid, terá reuniões bilaterais com o Presidente Sánchez, bem como com o Rei de Espanha, que é, naturalmente, o país anfitrião da cimeira", revelou o funcionário do governo dos EUA, salientando: "Será uma boa oportunidade para o presidente falar com ele antes da cimeira".

"Terá também oportunidade de estar com o Rei para afirmar a forte relação bilateral que os Estados Unidos têm com Espanha", acrescentou.

Esta quarta-feira, a questão tinha sido colocada ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, e à Ministra da Defesa, Margarita Robles, que compareceu em La Moncloa para explicar alguns dos detalhes da cimeira, mas nenhum confirmou que a reunião aconteceria.

Leia Também: Biden quer Congresso e Estados a aliviar preços de gasolina e gasóleo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório