Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Afeganistão. EUA "profundamente entristecidos" por sismo "devastador"

Os Estados Unidos "estão profundamente entristecidos ao ver que um sismo devastador tirou a vida de pelo menos 1.000 pessoas no Afeganistão", disse hoje o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

Afeganistão. EUA "profundamente entristecidos" por sismo "devastador"
Notícias ao Minuto

22:28 - 22/06/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

Num comunicado, Jake Sullivan indica que o Presidente norte-americano, Joe Biden, "está a acompanhar a evolução da situação" e está a examinar "opções de resposta".

Os Estados Unidos, que saíram do Afeganistão no verão de 2021 após 20 anos de guerra, estão "orgulhosos de ser o primeiro fornecedor de ajuda humanitária" no país do Médio Oriente, recorda.

O número de mortos causados pelo sismo de 5,9 na escala de Richter que atingiu hoje o leste do Afeganistão subiu para mil e o número de feridos para 1.500, segundo um novo balanço apresentado pelo Governo.

O anterior balanço dava conta de 920 vítimas mortais e 600 feridos.

O chefe do departamento de informação e cultura da província de Paktika, Mohammad Amin Huzaifa, adiantou à agência AFP que "o número de mortos atingiu os mil e está a aumentar".

As operações de salvamento esperam-se complicadas, uma vez que muitas organizações de ajuda internacional deixaram o Afeganistão depois da tomada do país pelos talibãs no ano passado e a caótica retirada das forças internacionais do território.

O sismo foi registado hoje a cerca de 46 quilómetros da cidade de Khost, perto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que também relatou um tremor secundário de 4,5 de magnitude.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram várias casas destruídas, enquanto o governo talibã já iniciou os esforços de resgate enviando ajuda, helicópteros e material médico.

O USGS referiu que o sismo, com uma magnitude de 5,9, ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, pelas 04:30 TMG (05:30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão.

Responsáveis afegãos mencionaram mais tarde uma magnitude de 6,1.

Leia Também: UE apela à "assistência internacional" e garante apoio ao Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório