Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento italiano valida política de Draghi em relação a apoio a Kyiv

Os deputados italianos votaram hoje a favor da política do primeiro-ministro, Mario Draghi, sobre a Ucrânia, um dia depois da cisão no Movimento Cinco Estrelas (M5S), principal força política da atual coligação governamental.

Parlamento italiano valida política de Draghi em relação a apoio a Kyiv
Notícias ao Minuto

17:47 - 22/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, no final de fevereiro, o chefe do Governo italiano assumiu uma linha firme, enviando armas para Kiev e apoiando as sanções europeias contra Moscovo, apesar da forte dependência da Itália em matéria de gás russo.

Esta posição cristalizou as tensões latentes dentro do M5S, levando o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi Di Maio, e cerca de 60 parlamentares a abandonarem o movimento que acusam de "ambiguidade" neste tema.

Apesar da cisão no M5S, hoje, um dia após uma votação semelhante no Senado, os deputados mantiveram o seu apoio às políticas de Draghi com 410 votos a favor e 29 votos contra.

"A unidade é essencial neste momento porque as decisões que precisam de ser tomadas são muito difíceis", declarou o chefe do Governo italiano antes da votação.

Na véspera de uma cimeira da União Europeia (UE) em Bruxelas, Draghi, que visitou Kiev na semana passada juntamente com o chanceler alemão Olaf Scholz e o Presidente francês Emmanuel Macron, disse que não apoiar as suas políticas equivale a encorajar a Ucrânia a render-se.

A invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: AO MINUTO: "O mal voltou", diz Zelensky; 'Plano Marshall' para a Ucrânia?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório