Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha nega caso de cólera no país. Será uma "vibrio gastroenterite"

Jovem terá sofrido uma gastroenterite onde se detetou a presença da bactéria da cólera, mas não a presença do vírus em si.

Espanha nega caso de cólera no país. Será uma "vibrio gastroenterite"
Notícias ao Minuto

16:59 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Cólera

O Ministério da Saúde excluiu que um caso de cólera autóctone tenha sido detectado hoje em Espanha.

A conclusão é feita após uma análise exaustiva realizada pelo Instituto de Saúde Carlos III que concluiu que a doença da jovem mulher que levantou suspeitas era, afinal, uma "vibrio gastroenterite", com a presença da bactéria da cólera mas sem a presença do vírus da doença.

"Após as análises correspondentes, foi determinado que o agente patogénico neste caso é o Vibrio Cholerae 01, não toxigénico e, portanto, NÃO é considerado um caso de cólera, mas sim uma vibrio gastroenterite", disse o ministério liderado por Carolina Darias, horas após ter sido avançado que se havia registado um caso de cólera que tinha sido confirmado por dois ministérios da saúde regionais afetados, o da Comunidade de Madrid e o de Castilla-La Macha.

Recorde-se que as primeiras informações referiam que o caso tinha sido detetado numa quinta em Castilla-La Mancha, na província de Toledo, depois de uma menor residente na Comunidade de Madrid ter contraído a bactéria ao consumir água da torneira na propriedade rural.

Leia Também: Espanha. Detetado primeiro caso autóctone de cólera desde os anos 70

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório