Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Vestígios de vírus da poliomielite encontrados em esgotos de Londres

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido declarou um incidente nacional.

Vestígios de vírus da poliomielite encontrados em esgotos de Londres
Notícias ao Minuto

14:12 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Vestígios do vírus da poliomielite foram encontrados durante uma inspeção de rotina aos esgotos de Londres. A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido já declarou tratar-se de um incidente nacional.

As autoridades de saúde estão agora preocupadas com a disseminação do vírus na comunidade, conta a Sky News, depois de as amostras terem sido recolhidas da estação de tratamento de esgotos de Beckton, em Londres.

Vários vírus da poliomielite intimamente relacionados foram encontrados em amostras de esgoto recolhidas entre fevereiro e maio. Continuou a evoluir e agora foi classificado como um poliovírus tipo 2 'derivado de vacina'.

As autoridades creem que a disseminação terá tido origem em indivíduos ligados intimamente no nordeste de Londres - provavelmente membros da mesma família - e que agora estão a eliminar a variante do vírus pelas fezes.

Investigações já a decorrer vão tentar estabelecer a extensão da transmissão comunitária e identificar onde pode estar a ocorrer.

Uma consultora epidemiológica da Agência, Vanessa Saliba, explicou ao meio de comunicação que "o poliovírus derivado de vacinas é raro e o risco para o público em geral é extremamente baixo". No entanto, alertou, "em raras ocasiões, pode causar paralisia em pessoas que não estão totalmente vacinadas".

É provável que o vírus tenha sido transmitido por alguém que foi recentemente vacinado contra a poliomielite num país onde ainda não tenha sido erradicado como o Paquistão, Afeganistão ou a Nigéria. Mas até agora, o vírus só foi detetado em amostras de esgoto e nenhum caso associado de paralisia foi relatado.

Esta é a primeira vez que o mesmo vírus foi detetado com alguns meses de diferença desde o último caso em 1984.

O vírus da poliomielite pode infetar a medula espinal e os nervos na base do cérebro, causando paralisia e, em casos mais extremos, pode ser fatal. Mas a maioria das pessoas com poliomielite não terá nenhum sintoma e combaterá a infeção sem nem perceber que foi infetada. Um pequeno número de pessoas poderá experienciar sintomas semelhantes à gripe entre três a 21 dias após a infeção.

Leia Também: Portugal tem de estar atento a "velhas ameaças" de doenças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório