Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Terramoto de magnitude 5.9 no Afeganistão faz centenas de mortos

Governo local já confirmou pelo menos 255 mortos.

Terramoto de magnitude 5.9 no Afeganistão faz centenas de mortos
Notícias ao Minuto

07:12 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Afeganistão

Um terramoto de magnitude 5.9 na escala de Richter provocou centenas de mortos no Afeganistão, esta quarta-feira.

De acordo com o porta-voz do governo o sismo, que se sentiu também no Paquistão e na Índia, causou pelo menos 255 mortos. É de realçar, contudo, que este número deverá aumentar nas próximas horas, sendo esperado que várias pessoas tenham ficado presas nos escombros.

Já o balanço divulgado pela agência de notícias estatal afegã Bakhtar, dá conta de pelo menos 280 mortos e mais de 600 feridos.

Segundo o governo, a maioria das mortes ocorreu na província de Paktika.

Fotografias partilhadas nas redes sociais mostram casas destruídas e vítimas a ser levadas para helicópteros para deixarem aquela zona.

No Twitter, o porta-voz do governo, Bilal Karimi, pediu "às agências de ajuda humanitária que prestem socorro imediato às vítimas do terramoto para evitar uma catástrofe".

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o sismo, com uma magnitude de 5.9, ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, pelas 04:30 TMG (05:30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão.

Já a agência sismológica europeia EMSC, informou que o terramoto foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.

É de realçar que, em meados de janeiro, um sismo de 5.3 graus de magnitude abalou o noroeste do Afeganistão, matando pelo menos 26 pessoas, segundo dados da ONU, e destruiu 800 casas em diferentes distritos da província de Badghis.

Também em outubro de 2015, um sismo de magnitude 7.7 com epicentro no extremo nordeste do país causou mais de 100 mortos no Afeganistão e quase 300 mortos no vizinho Paquistão, onde mais de 2.000 também ficaram feridos.

[Notícia atualizada às 10h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório