Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

América Latina "precisava" da vitória de Petro na Colômbia

O Presidente argentino, Alberto Fernández, defendeu hoje que a América Latina "precisava" do triunfo eleitoral do esquerdista Gustavo Petro, que no domingo venceu a segunda volta das eleições presidenciais na Colômbia.

América Latina "precisava" da vitória de Petro na Colômbia
Notícias ao Minuto

19:55 - 21/06/22 por Lusa

Mundo Alberto Fernández

"Comemorei a vitória de Gustavo Petro, porque a Colômbia e a América Latina precisavam dela e porque espero que pouco a pouco a América Latina se vá encaminhando para esse lugar onde possamos estar juntos e construir a pátria na unidade que nos faz falta", declarou Fernández durante um ato público em Buenos Aires.

No mesmo sentido, o chefe de Estado argentino sustentou que o hemisfério sul deve unir-se e erguer a voz contra o hemisfério norte para pôr termo à guerra na Ucrânia.

"Aí está o verdadeiro problema que temos, no norte, e temos que confrontar com sensatez esse norte e dizer-lhe que nem a América do Sul, nem África, nem a Ásia estão para suportar os caprichos do norte e pagar o preço das suas políticas", afirmou, referindo-se ao aumento internacional dos preços após a deflagração da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Candidato pela coligação Pacto Histórico, Gustavo Petro tornou-se no domingo o primeiro esquerdista eleito para a Presidência da República da Colômbia, com 50,44% dos votos na segunda volta do escrutínio, contra o populista independente Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção, que obteve 47,31% dos votos.

Petro, economista de 62 anos e ex-membro do grupo guerrilheiro M-19, sucederá, a 07 de agosto, ao Presidente cessante do país, o "uribista" Iván Duque, e governará no período 2022-2026.

O chefe de Estado argentino já no domingo havia declarado que a vitória eleitoral de Petro "valida a democracia e garante o caminho em direção a uma América Latina integrada".

Leia Também: Brasil felicita Petro e defende fortalecimento de relações com a Colômbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório