Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Argélia, Nigéria e Níger querem construir gasoduto até à Europa

Os ministros da Energia da Argélia, Nigéria e Níger acordaram no domingo construir "o mais cedo possível" do mega gasoduto trans-saariano (TSGP), para fornecer gás natural à Europa e acelerar o desenvolvimento económico destes países.

Argélia, Nigéria e Níger querem construir gasoduto até à Europa
Notícias ao Minuto

17:12 - 21/06/22 por Lusa

Mundo Energia

"A reativação do projeto TSGP acontece num contexto geopolítico e energético específico, marcado por uma forte procura de gás e petróleo, por um lado, e pelo estancamento da oferta devido à queda dos investimtnos, particularmente na oferta de petróleo e gás desde 2015", disse o ministro do Petróleo argelino no início da reunião.

De acordo com a agência de notícias espanhola Efe, os três ministros da Argélia, Nigéria e Níger, Mohamed Arkab, Timipre Sylva e Mahamane Sani Mahamadou, respetivamente, reuniram-se pela segunda vez desde fevereiro em Niamey com o objetivo de relançar o projeto, que será agora objeto de "consultas subsequentes através da equipa técnica constituída durante a reunião".

O ministro argelino classificou este gasoduto como "uma nova fonte de abastecimento para os mercados, cuja procura está a crescer devido ao lugar que o gás natural vai ocupar na futura composição energética".

A rota do gasoduto cruza estes três países africanos e pode também passar por outros Estados, como o Mali e o Chade, aproveitando a proximidade ao mercado europeu, defendeu ainda o governante argelino.

Leia Também: Rússia admite suspender fornecimento pelo gasoduto Nord Stream

Recomendados para si

;
Campo obrigatório