Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil felicita Petro e defende fortalecimento de relações com a Colômbia

O Governo brasileiro congratulou hoje o Presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, e defendeu, em nota oficial, a continuidade e o aprofundamento das relações entre os dois países.

Brasil felicita Petro e defende fortalecimento de relações com a Colômbia
Notícias ao Minuto

16:49 - 21/06/22 por Lusa

Mundo Gustavo Petro

"Ao desejar ao Presidente eleito sucesso no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, visando o bem-estar, a prosperidade, a democracia e a liberdade de nossos povos", refere uma nota do Ministério da Relações Exteriores.

A breve declaração oficial contrasta com as declarações feitas pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, desde as eleições vencidas por Petro no domingo, que será o primeiro Presidente de esquerda da Colômbia.

"Um ex-guerrilheiro de extrema-esquerda", disse Bolsonaro a um pequeno grupo de apoiantes na segunda-feira, referindo-se ao passado de Petro como ex-guerrilheiro do M-19.

O comentário segue em linha com declarações de outros políticos da base de apoio do Governo brasileiro como o filho do chefe de Estado e deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Após as eleições de domingo, Eduardo Bolsonaro publicou nas redes sociais um mapa da América do Sul em que a Colômbia estava marcada com o símbolo da foice e do martelo.

Com esse símbolo também foram identificados no mapa Venezuela, Peru, Bolívia, Chile e Argentina, que, com as suas muitas nuances, são governados por lideranças de esquerda.

"A responsabilidade do eleitor brasileiro aumenta. Não é mais só para o Brasil, é para toda a região", escreveu o filho de Jair Bolsonaro, em clara alusão às eleições de outubro próximo no país, nas quais o seu pai aspira a ser reeleito apesar de todas as sondagens de intenção de voto apontarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito.

No mesmo sentido, o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência brasileira, Filipe Martins, outro dos ideólogos do movimento ultraconservador que apoia Bolsonaro, também se manifestou nas redes sociais.

"Diante do avanço da extrema-esquerda na América Latina, com sucessivas vitórias no Fórum de São Paulo, nossa responsabilidade como brasileiros é maior. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê condições de proteger nosso país e nosso povo", escreveu o colaborador de Bolsonaro.

Leia Também: Partido Comunista da Venezuela celebra vitória de Gustavo Petro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório