Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Libertado ativista pró-eutanásia sul-africano que ajudou três pessoas

Um militante pró-eutanásia sul-africano, condenado pelo homicídio premeditado de três pessoas que ajudou a morrer, foi libertado esta segunda-feira, depois de cumprir três anos de prisão domiciliária.

Libertado ativista pró-eutanásia sul-africano que ajudou três pessoas
Notícias ao Minuto

12:25 - 20/06/22 por Lusa

Mundo África do Sul

Em 2019, Sean Davison recebeu uma sentença de oito anos em prisão domiciliária, cinco dos quais suspensos, e uma proibição de três anos de falar com os meios de comunicação.

Em entrevista à agência France-Presse, Davison declarou não estar arrependido do que fez, acrescentando: "Ajudar aqueles homens era a coisa certa a fazer".

Fundador da Dignity SA, associação que luta pela legalização da eutanásia na África do Sul, Davison declarou-se culpado e admitiu ter ajudado três pessoas a morrer entre 2013 e 2015, incluindo um amigo tetraplégico.

"Aqueles três homens tinham dores insuportáveis, sem esperança de recuperação. Estavam determinados a morrer, mas incapazes de pôr fim à própria vida", explicou o ativista à agência francesa, prometendo ainda continuar a bater-se pelo "direito de morrer com dignidade".

Pela primeira vez legalizada há 20 anos nos Países Baixos, a eutanásia é proibida na África do Sul, tal como na maioria dos países do mundo.

Em 2015, um tribunal de Pretória reconheceu a um paciente com cancro o direito ao suicídio assistido.

Contudo, o veredicto não teve efeito porque a pessoa visada morreu naturalmente poucas horas depois da sua emissão, tendo sido anulado em recurso um ano depois.

"Está na hora de mudar a lei no nosso país. Está na hora de ter uma lei boa, uma lei bondosa, compassiva, que não confunda a eutanásia e o homicídio", defendeu Davison.

O suicídio assistido foi uma das últimas causas defendidas pelo arcebispo Desmond Tutu, Nobel da Paz e figura muito respeitada na África do Sul e no mundo, e que morreu em dezembro de 2021, aos 90 anos.

Por oposição à eutanásia, o suicídio medicamente assistido implica que o próprio paciente tome o ato que levará à sua morte.

Esta prática é autorizada por exemplo na Suíça, enquanto que outros países toleram a eutanásia passiva, isto é, uma recusa de tratamento que tem como consequência a morte.

Leia Também: Crise causada pela pandemia deixou 25 milhões de africanos sem energia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório