Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

UE felicita novo presidente da Colômbia por resultado "Inquestionável"

O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, felicitou hoje o esquerdista Gustavo Petro pela vitória nas eleições presidenciais na Colômbia, com um resultado "inquestionável".

UE felicita novo presidente da Colômbia por resultado "Inquestionável"
Notícias ao Minuto

09:10 - 20/06/22 por Lusa

Mundo Colômbia

"Felicito Gustavo Petro pela eleição como próximo presidente da Colômbia. A Colômbia é um parceiro fundamental para a UE. Conte com a União Europeia para continuar a fortalecer as nossas relações", disse Borrell na rede social Twitter.

Posteriormente, Josep Borrel afirmou à chegada a um Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE que na Colômbia houve um "voto claro a favor da mudança política e de uma sociedade mais igualitária e inclusiva".

O alto representante afirmou igualmente que a UE tem uma missão de observação eleitoral destacada no país sul-americano, adiantando que será publicado um relatório sobre o processo.

No entanto, Borrell disse poder antecipar "que as eleições foram absolutamente transparentes, realizadas com total normalidade, com resultado inquestionável".

"Desejo o melhor para o presidente eleito da Colômbia e, para os colombianos, que possam avançar numa sociedade mais igualitária e inclusiva", concluiu.

Gustavo Petro foi eleito, no domingo, o primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia, ao obter 11.281.013 votos (50,44%) na segunda volta das eleições, de acordo com resultados oficiais.

O adversário, o milionário Rodolfo Hernandez, obteve 10.580.412 votos (47,31%), uma diferença de quase 701 mil votos, indicam os resultados publicados pelo Registo Nacional, responsável pela organização da eleição.

Petro vai suceder ao Presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir de 07 de agosto e governar até 2026.

Leia Também: Novo presidente da Colômbia propõe diálogo com EUA sobre ambiente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório