Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mali. Soldado da missão da ONU morre em explosão de uma mina em Kidal

Um 'capacete azul' da missão das Nações Unidas no Mali morreu hoje em Kidal (norte do país) devido à explosão de uma mina, quando participava numa patrulha, anunciou o chefe da Minusma, El-Ghassim Wane, na sua conta no Twitter.

Mali. Soldado da missão da ONU morre em explosão de uma mina em Kidal
Notícias ao Minuto

14:33 - 19/06/22 por Lusa

Mundo ONU

O 'capacete azul' "fazia parte do contingente guineense" da Minusma, disse à agência France-Presse (AFP) um funcionário da missão de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali, sob anonimato.

"Ele foi ferido e sucumbiu aos ferimentos no nosso hospital em Kidal", acrescentou.

Esta nova morte surge num contexto de negociações tensas sobre a renovação do mandato da Minusma, a missão de paz da ONU que sofreu o maior número de perdas humanas.

Dispositivos explosivos improvisados são uma das armas escolhidas pelos insurgentes contra a Minusma, bem como contra as forças malianas, matando também, com regularidade, muitos civis.

O Mali, um país pobre e sem litoral e que se situa no coração do Sahel, foi palco de dois golpes militares em agosto de 2020 e maio de 2021.

A crise política coexiste com uma grave crise de segurança que se vive desde 2012 no país, havendo tentativas de sublevação por parte de separatistas e 'jihadistas' no norte do Mali.

O país é atualmente governado por uma junta que se afastou da França e dos seus parceiros e que se voltou para a Rússia na tentativa de impedir a expansão do extremismo islâmico, que se espalhou para o centro, bem como para o Burkina Faso e o Níger.

Esta violência causou milhares de mortes entre civis e militares, bem como centenas de milhares de pessoas deslocadas.

Leia Também: Somália. Sobe para 70 balanço de alegados militantes do Al-Shabab mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório