Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Nobel russo leiloa medalha pelos refugiados ucranianos na segunda-feira

Medalha será leiloada no dia 20 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado.

Nobel russo leiloa medalha pelos refugiados ucranianos na segunda-feira
Notícias ao Minuto

15:20 - 18/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Dmitry Muratov

O jornalista russo Dmitry Muratov, editor do jornal de investigação Novaya Gazeta e galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 2021, revelou que irá leiloar a sua medalha em nome dos refugiados ucranianos na próxima segunda-feira, no Dia Mundial do Refugiado.

“O meu país invadiu outro Estado, a Ucrânia. Há agora 15,5 milhões de refugiados... Pensámos durante muito tempo no que poderíamos fazer... e pensámos que todos deveriam dar algo que lhes fosse querido, importante para eles", explicou o jornalista em entrevista à agência de notícias Reuters.

Para o jornalista, a Rússia quer “tirar o futuro” dos refugiados. “Temos de garantir que o seu futuro seja preservado... a coisa mais importante que queremos dizer e mostrar é que a solidariedade humana é necessária”, frisou.

O leilão ficará a cargo da Heritage Auctions e as licitações vão já nos 550 mil dólares [cerca de 524 mil euros].

No final de março, o Novaya Gazeta anunciou a suspensão das suas atividades “até o fim da operação especial na Ucrânia”. A decisão foi tomada depois de o jornal receber um segundo aviso do Roskomnadzor - o órgão estatal que monitoriza a área da comunicação na Rússia.

Sublinhe-se que o mais recente Prémio Nobel da Paz foi atribuído aos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, pelos seus esforços para salvaguardar a "liberdade de expressão, condição essencial para a democracia e uma paz duradoura". Segundo a academia sueca, Dmitry Muratov foi galardoado por ter defendido durante décadas a liberdade de expressão na Rússia e fundado, em 1993, o Novaya Gazeta. 

Leia Também: AO MINUTO: 77 mineiros presos após bombardeamento; Negociações em agosto?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório