Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Confirmada condenação de 30 cubanos por participar nos protestos em Cuba

Trinta acusados de participar em protestos realizados em Cuba em julho de 2021 foram condenados, elevando para 414 o número de pessoas sancionadas por este crime, algumas até 25 anos de prisão, anunciou hoje o Ministério Público.

Confirmada condenação de 30 cubanos por participar nos protestos em Cuba
Notícias ao Minuto

22:56 - 17/06/22 por Lusa

Mundo Cuba

De acordo com a agência AFP, que cita um comunicado do Ministério Público cubano, 30 das 33 pessoas acusadas de participar nas manifestações em Havana e na província vizinha de Mayabeque (oeste) e que tinham recorrido, após condenação em primeira instância, viram agora a sua pena a ser confirmada.

As penas variam entre os cinco e os 10 anos de prisão para 20 dos condenados e de 10 a 18 anos para os outros 10.

Outras duas pessoas foram condenadas a serviço comunitário e uma terceira a uma "limitação de liberdade", mas que segundo o Ministério Público não implica pena de prisão.

As condenações foram anunciadas pouco depois da decisão dos Estados Unidos de punir cinco funcionários cubanos pelo seu papel nos "julgamentos injustos" e na prisão de manifestantes.

Na quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, explicou que se tratou de "punir os funcionários que negam aos cubanos os direitos humanos básicos e liberdades fundamentais".

Em resposta, o homologo cubano, Bruno Rodriguez, escreveu no Twitter que "mais uma vez os Estados Unidos estão a recorrer a medidas coercivas contra Cuba", considerando tratar-se de "um ato de agressão, com sanções individuais baseadas em acusações falsas e absolutamente infundadas".

Nos dias 11 e 12 de julho de 2021, milhares de manifestantes saíram às ruas em várias cidades de Cuba, gritando "estamos com fome, liberdade, abaixo a ditadura".

Os protestos resultaram numa morte, em dezenas de feridos e 1.300 detenções.

Várias centenas de pessoas continuam detidas, de acordo com a associação Justicia 11J.

Por sua vez, as autoridades cubanas alegam que os protestos, os maiores registados desde 1959, foram orquestrados a partir dos Estados Unidos, que tal como a União Europeia e as organizações de defesa dos direitos humanos pedem a libertação de todos os "presos políticos".

Na segunda-feira o Ministério Público anunciou que, desde o início dos julgamentos, foram condenados 381 participantes em comícios antigovernamentais.

Em janeiro o governo informou que 790 pessoas, incluindo 55 menores, estavam a ser processadas pela sua participação nos protestos.

A ONG Prisoners Defenders, com sede em Espanha, documentou entre 1.500 e 2.000 arguidos, e mais de 1.000 que ainda estão em processo-crime pendente por participarem nas manifestações históricas de julho passado contra o Governo cubano do Presidente Miguel Díaz-Canel.

"No dia 11 de julho, o mundo viu a verdadeira natureza do regime de Cuba. O povo saiu à rua sem saber que isso poderia significar penas de 10 a 30 anos de prisão", disse Javier Larrondo, presidente da Prisoners Defenders, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

O relatório revela o que aconteceu após os protestos, os mais fortes em Cuba desde o "maleconazo" de 1994, que ocorreram enquanto a ilha enfrentava uma crise económica e de saúde, com a pandemia de covid-19 no seu pior momento e uma escassez de alimentos, medicamentos e produtos básicos.

A Cubalex identificou 14 métodos de tortura contra prisioneiros, incluindo atos de repúdio, violência física e ameaças durante as detenções, gás pimenta, mãos nas costas com algemas apertadas, exposição a altas temperaturas dentro de carros-patrulha e abandono em locais despovoados.

Leia Também: Cuba condena quase 300 pessoas após protestos contra o regime em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório