Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ritmo de desflorestação na Amazónia é de 2.000 campos de futebol por dia

Isto porque, de janeiro a maio, foram derrubados cerca de 3.360 quilómetros quadrados de material florestal vivo. 

Ritmo de desflorestação na Amazónia é de 2.000 campos de futebol por dia
Notícias ao Minuto

22:44 - 17/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Amazónia

O ritmo a que decorre o processo de desflorestação da Floresta Amazónica apenas continua a aumentar, de acordo com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia (Imazon), que tem vindo a monitorizar a área florestal da região desde 2008.

Esses dados, aqui citados pelo site O Globo, dão conta de que só nos primeiros cinco meses deste ano a Amazónia perdeu mais de 2.000 campos de futebol por dia de mata nativa. 

Isto porque, de janeiro a maio, foram derrubados cerca de 3.360 quilómetros quadrados de material florestal vivo. Tal corresponde ao maior ritmo de desflorestação dos últimos 15 anos para o mesmo período temporal.

Só no mês de maio, o processo afetou cerca de 1.476 quilómetros quadrados de território, o que representa 44% do valor acumulado durante esses cinco meses. Foi, uma vez mais, o pior mês de maio dos últimos 15 anos.

O coordenador do Programa de Monitorização da Amazônia do Imazon, Carlos Souza Jr., alertou ainda para o risco de se poderem vir a estabelecer novos recordes nos próximos meses, também por causa da seca e das eleições.

"Maio foi apenas o primeiro mês do período de seca na região, quando as ocorrências de desmatamento costumam intensificar-se. Ainda temos todo o chamado ‘verão amazónico’ pela frente, que encerra entre setembro e outubro. Além disso, 2022 é um ano eleitoral, outro contexto que está relacionado com o aumento da devastação, pois as fiscalizações tendem a diminuir", explicou a mesma fonte, citada pelo jornal O Globo.

Leia Também: Encontrados corpos de jornalista e ativista mortos na Amazónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório