Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Retirada de civis de fábrica Azot só com "cessar-fogo completo"

O governador da região de Lugansk, Sergii Gaidai, afirmou hoje que uma operação de retirada dos civis que estão refugiados na fábrica de químicos Azot, na cidade de Severodonetsk, só será possível com um "cessar-fogo completo".

Retirada de civis de fábrica Azot só com "cessar-fogo completo"
Notícias ao Minuto

11:24 - 17/06/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"Sair da fábrica só será possível com um cessar-fogo completo", disse Gaidai na rede social Telegram.

O governador da região de Lugansk disse ser "impossível e perigoso" tentar deixar o local "devido aos constantes bombardeamentos e combates" na cidade.

As forças russas tentam controlar a cidade de Severodonetsk, localizada em Lugansk, na região do Donbass (leste ucraniano), há várias semanas.

Na quarta-feira, a primeira tentativa para retirar centenas de civis da fábrica de químicos de Azot, último reduto da resistência ucraniana na cidade de Severodonetsk, fracassou, repetindo-se o cenário ocorrido no complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol.

No interior da fábrica em Severodonetsk estarão entre 500 e 1.200 pessoas, de acordo com diversas fontes.

A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia em 24 de fevereiro.

A invasão -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: Evacuação da fábrica Azot em Severodonetsk é agora "impossível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório