Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Pelo menos 40 mortos em confrontos na Etiópia

Pelo menos 40 pessoas foram mortas em confrontos na cidade etíope ocidental de Gambella, na sequência de confrontos na terça-feira, noticiou a BBC.

Pelo menos 40 mortos em confrontos na Etiópia
Notícias ao Minuto

06:19 - 16/06/22 por Lusa

Mundo BBC

Dez dos mortos eram membros das forças de segurança do Governo etíope, indicou um responsável governamental citado pela emissora britânica.

Um porta-voz do rebelde Exército de Libertação Oromo (OLA), um grupo dissidente da Frente de Libertação Oromo (OLF), disse que o grupo tinha lançado "uma operação" na cidade.

Mais tarde, alegou que a operação tinha sido concluída "depois da concretização dos objetivos", acrescentando ter apreendido "uma grande quantidade" de armas.

Os residentes confirmaram à BBC que a calma parecia ter regressado à cidade na quarta-feira, embora as empresas e escritórios permanecessem fechados.

O presidente da região indicou na terça-feira à noite que as suas forças tinham recuperado o controlo da cidade.

O OLA, na sequência do acordo de paz de 2018, reivindicou a responsabilidade por vários ataques nos últimos meses - especialmente na Oromia -, depois de ter anunciado uma aliança com a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) aquando do conflito de novembro de 2020 na região norte do Tigray.

A OLF tinha lutado durante décadas pela secessão da região de Oromia, mas em 2018 anunciou que desistia da luta armada, aceitando uma oferta de amnistia feita pelo primeiro-ministro, Abiy Ahmed (também um oromo). O oromo é um grupo étnico maioritário na Etiópia, mas tem sido tradicionalmente marginalizado pelo poder.

Leia Também: Governo conduz detenções em massa de jornalistas e ativistas na Etiópia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório