Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Mali. Mercenários do grupo Wagner na base devolvida pela França

Mercenários do grupo paramilitar russo Wagner chegaram a Ménaka (nordeste do Mali) na base militar devolvida ao Exército maliano na segunda-feira pelos franceses, segundo fontes locais e francesas.

Mali. Mercenários do grupo Wagner na base devolvida pela França
Notícias ao Minuto

18:49 - 15/06/22 por Lusa

Mundo Mali

De acordo com duas fontes francesas citadas pela agência France-Presse, "várias dezenas" de paramilitares russos chegaram hoje a Ménaka.

Uma fonte local revelou que pelo menos 12 russos estão atualmente no acampamento militar devolvido pelo Exército francês aos malianos.

A França entregou segunda-feira a base de Ménaka às Forças Armadas do Mali (FAM), penúltima etapa da saída da força de combate ao extremismo islâmico Barkhane do país, onde mantém presença militar há quatro anos para organizar a luta contra os grupos fundamentalistas no Sahel, segundo fontes oficiais.

O Ministério da Defesa francês afirmou em comunicado que a transferência da base de Ménaka foi realizada "com ordem, segurança e com total transparência", apesar dos "ataques" informativos "regulares" que a força francesa Barkhane sofreu para tentar "manchar a sua ação e sua credibilidade".

Essa retirada segue uma decisão já anunciada em 17 de fevereiro pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, e é consequência dos atritos com a junta militar do Mali, que exigia a saída das tropas francesas.

A junta militar ascendeu ao poder por via do golpe de Estado de agosto de 2020, e reforçou o seu poder com novo golpe em maio de 2021.

Leia Também: Mali. Saída do G5 Sahel efetiva a 30 de junho, diz junta militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório