Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Macron considera "legítima" a vontade da Moldova de entrar na UE

O país um dos três ex-estados soviéticos, juntamente com a Geórgia e a própria Ucrânia, a apresentarem pedidos de adesão à UE dias depois da invasão russa.

Macron considera "legítima" a vontade da Moldova de entrar na UE
Notícias ao Minuto

17:39 - 15/06/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Moldova

O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou, esta quarta-feira, que a tentativa da Moldova entrar na União Europeia (UE) é "perfeitamente legítima", numa conferência de imprensa conjunta com a presidente do país, Maia Sandu.

A Moldova, localiza-se entre a Ucrânia e a Roménia, esta última que é já um membro da UE, desde 2007. O país é, assim, um dos três ex-estados soviéticos, juntamente com a Geórgia e a própria Ucrânia, a apresentarem pedidos de adesão à UE dias depois da invasão russa.

Segundo o país, a adesão faz sentido neste momento, tendo em conta as preocupações de que pode ser arrastado para a guerra, por causa da instabilidade na região da Transnístria, administrada por separatistas pró-Rússia e ocupada por tropas russas de manutenção da paz na fronteira ucraniana.

A França, que preside a União Europeia até o final do mês, pretende assim ajudar a chegar a um consenso entre os membros da UE sobre a questão do pedido da Moldova para ingressar no bloco numa reunião do Conselho na próxima semana, segundo Macron.

Para o presidente francês, a guerra na Ucrânia representa "uma ameaça para a estabilidade de toda a região" e a Moldova "já era um país ancorado na família europeia".

Macron disse ainda que queria chegar a um consenso sobre a concessão do estatuto de candidato oficial aos três países, acrescentando que a candidatura da Moldova não deve ser separada da da Ucrânia.

Já a presidente da Moldova acrescentou que o país queria tornar-se membro da UE "o mais rápido possível. Mas somos realistas e entendemos que ainda temos muito a fazer (...) Queremos ser julgados pelos nossos méritos".

Leia Também: PE quer Ucrânia e Moldova tenham estatuto de candidatos este mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório