Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Paquistaneses aconselhados a beber menos chá para ajudar a economia

O ministro do planeamento e desenvolvimento sugeriu que os paquistaneses reduzam o seu consumo de chá em "uma ou duas chávenas".

Paquistaneses aconselhados a beber menos chá para ajudar a economia
Notícias ao Minuto

16:00 - 15/06/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Paquistão

Os paquistaneses foram aconselhados, esta terça-feira, a beber menos chá para ajudar a economia do país, isto tendo em conta que são o maior  importador de chá do mundo.

Esta sugestão peculiar foi feita pelo ministro do planeamento e desenvolvimento do Paquistão, Ahsan Iqbal. O responsável disse a vários jornalistas que os paquistaneses podem reduzir o seu consumo de chá em "uma ou duas chávenas" por dia, já que as importações estão a colocar pressão financeira adicional no governo.

"O chá que importamos é importado por meio de um empréstimo", disse Iqbal, acrescentando que os vendedores nos mercados devem fechar as lojas até as 20h30 para economizar energia.

O Paquistão tem cerca de 220 milhões de habitantes e é o maior importador mundial de chá, sendo que comprou mais de 640 milhões de dólares em chá em 2020, segundo o Observatório de Complexidade Económica.

Segundo a CNN Internacional, o Paquistão enfrenta graves desafios económicos há meses o que leva a um aumento nos preços dos alimentos, gás e petróleo. Ao mesmo tempo, as reservas em moeda estrangeira estão a diminuir e os fundos mantidos pelo banco central caíram.

Muitos no Paquistão reagiram nas redes sociais a ridicularizar o apelo do governante de consumir menos chá, e dizem que cortar o consumo de chá faria pouco para aliviar os problemas económicos do país.

Leia Também: Número de vítimas de acidente rodoviário no Paquistão sobe para 22

Recomendados para si

;
Campo obrigatório