Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Nicolás Maduro iniciou hoje visita ao Qatar para "reforçar relações"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, iniciou hoje uma visita ao Qatar, no âmbito de uma viagem que pretende fortalecer relações diplomáticas e que já o levou à Turquia, Argélia, Irão e Kuwait, noticia a agência Efe.

Nicolás Maduro iniciou hoje visita ao Qatar para "reforçar relações"
Notícias ao Minuto

22:34 - 14/06/22 por Lusa

Mundo Maduro

De acordo com a mesma fonte, que cita a agência de notícias oficial do Qatar (QNA), Nicolás Maduro e a sua comitiva foram recebidos à sua chegada ao aeroporto internacional de Doha pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros catarense, Sultan Bin Saad Al Muraiji, pelo embaixador do país na Venezuela, Rashid bin Mohsen, e pela responsável dos negócios venezuelanos neste país árabe, Fatima Majzoub.

A expectativa das autoridades do Qatar, segundo refere a QNA, é que a visita do presidente venezuelano sirva para "fortalecer as relações entre os dois países, conduzindo-as para horizontes mais amplos, servindo objetivos e aspirações comuns".

Nesse sentido, Nicolás Maduro tem previsto um encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad Al Thani, para "discutir as relações de cooperação entre os dois países" e outras "questões de interesse comum".

Entre essas questões está a causa palestiniana, que merece o "total apoio e solidariedade" dos venezuelanos, e para a qual o Qatar "é um férreo defensor".

A agência de notícias catarense destacam ainda a importância desta visita dada as "estreitas relações" entre a Venezuela e o Qatar e pela sua posição cimeira no setor energético.

O Qatar e a Venezuela estabeleceram relações diplomáticas em 1973 e em dezembro de 2001 foi aberta uma embaixada catarense em Caracas.

Nos últimos anos, os dois países assinaram acordos para estabelecer uma empresa mista no âmbito do transporte e liquefação de gás natural entre o município catarense de Doha e o venezuelano de Libertador.

Nicolás Maduro já tinha visitado o Qatar em duas ocasiões (2015 e 2016).

Já o emir do Qatar visitou a Venezuela em maio e novembro de 2015.

Leia Também: Irão e Venezuela celebram acordo de cooperação estratégica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório