Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Militares franceses começaram a patrulhar capital

Os militares franceses na República Centro-Africana começaram hoje a patrulhar Bangui, enquanto os confrontos entre grupos armados fizeram 30 mortos no interior do país.

Militares franceses começaram a patrulhar capital
Notícias ao Minuto

20:26 - 09/04/14 por Lusa

Mundo República Centro-Africana

Os militares, que irão fazer parte da missão da UE designada EUFOR, começaram a patrulhar Bangui, supervisionados por soldados franceses da operação Sangaris, segundo jornalistas da agência francesa AFP.

"É a sua primeira saída" na capital da República Centro-Africana, "55 soldados chegaram", informou o coronel François Guillermet, oficial de comunicações do Exército francês em Bangui.

Os militares, integrados na operação francesa Sangaris até à implementação oficial da EUFOR, começaram a patrulhar algumas zonas sensíveis de Bangui, como o bairro PK5, uma dos últimos enclaves muçulmanos na capital, cujos habitantes são assediados pelas milícias essencialmente cristãs 'anti-balaka'.

A operação militar da UE na República Centro-Africano, cujo lançamento foi anunciado a 1 de abril, estará plenamente operacional até o final de maio com 800 homens, de acordo com o general francês Philippe Ponties, que chefia a missão.

A missão será responsável pela segurança do aeroporto e alguns distritos de Bangui, onde os assassínios em massa pararam desde o início da intervenção francesa em dezembro, embora os surtos de violência sejam comuns.

Entretanto, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deverá adotar na quinta-feira de manhã uma resolução a autorizar o envio, em setembro, de cerca de 12 mil soldados de paz para restaurar a ordem no país, segundo diplomatas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório