Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia tira do 'ar' rádio Voz da América

A rádio Voz da América, financiada pelos Estados Unidos, vai deixar de ser transmitida na Rússia, depois de a agência estatal russa para o setor dos media ter decidido suspender o acordo de cooperação com a emissora.

Rússia tira do 'ar' rádio Voz da América
Notícias ao Minuto

18:19 - 09/04/14 por Lusa

Mundo Media

A decisão foi hoje divulgada pelo diretor da agência estatal Rossia Segodnia (Rússia Hoje) Dmitri Kiselev, nomeado em dezembro passado pelo Presidente russo, Vladimir Putin, para liderar esta nova estrutura que integra a agência noticiosa Ria Novosti, o canal de televisão RT e a rádio Voz da Rússia.

"A Rússia Hoje não irá trabalhar com a Voz da América", afirmou Dmitri Kisselev, precisando que o contrato que permitia a transmissão da estação norte-americana no território russo através de uma frequência AM (modulação de amplitude) não será renovado.

"É como se viessem de outro mundo. Ou de um mundo que não existe mais. Considero estas estações como um 'spam' [publicidade indesejada] nas nossas ondas de rádio", referiu o responsável, em declarações à Ria Novosti, numa referência às emissoras Voz da América e Radio Liberty, outra estação financiada pelos Estados Unidos e também transmitida na Rússia.

"Não tem nada a ver com a liberdade de expressão", porque estes meios de comunicação não fazem "nada de original", salientou o responsável.

Apresentador controverso, conhecido pelas suas considerações antiamericanas e contra a comunidade homossexual, Dmitri Kiselev integra a lista de personalidades russas sancionadas pela União Europeia (UE) após a reunificação da república autónoma ucraniana da Crimeia com a Rússia.

A agência norte-americana Broadcasting Board of Governors, responsável pelo controlo dos meios de comunicação social financiados por Washington, confirmou igualmente o fim da cooperação com as autoridades russas.

Criada em fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de transmitir notícias e propaganda política, a emissora norte-americana assumia atualmente um papel principalmente simbólico na Rússia.

A Voz da América iniciou as transmissões para a então União Soviética em fevereiro de 1947. Durante o período da Guerra Fria, a emissora esteve sob o controlo dos serviços de informação norte-americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório