Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Agência atómica da ONU está a preparar visita a central de Zaporizhzhia

A agência atómica da ONU anunciou hoje que está a "trabalhar ativamente" para organizar uma visita à central nuclear de Zaporizhzhia, à qual a Ucrânia se opôs de novo, enquanto o local estiver ocupado pelas forças russas.

Agência atómica da ONU está a preparar visita a central de Zaporizhzhia
Notícias ao Minuto

21:48 - 09/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Não é uma questão de querer ou desejar esta missão, é uma obrigação do lado da Ucrânia como do lado da AIEA", disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, antes da reunião do Conselho de Governadores, que se realiza esta semana em Viena.

Para Grossi, "a situação atual é insustentável", já que os trabalhos de manutenção essenciais estão a ser adiados, os equipamentos vitais não estão a ser entregues e o risco de acidente aumenta.

O chefe da agência das Nações Unidas também expressou "profunda preocupação com as condições de trabalho extremamente difíceis" que os funcionários ucranianos estão a enfrentar.

"É por isso que os especialistas da AIEA devem ir" imediatamente, defendeu Grossi, esclarecendo que está a " trabalhar ativamente para organizar uma visita", de acordo com um comunicado.

Hoje, Kyiv reiterou a sua oposição a esta visita, alegando que ela legitimará aos olhos da comunidade internacional a ocupação da central pelas forças russas.

"Ninguém os convidou", pode ler-se numa mensagem da agência ucraniana de energia atómica, Energoatom, na rede social Telegram.

Para esta agência, a visita da AIEA apenas deve acontecer quando a Ucrânia retomar o controlo total da central nuclear.

As forças de Moscovo assumiram no início de março o controlo desta central de Zaporizhzhia, numa região que ainda está sob controlo ucraniano.

Leia Também: Líderes pró-russos admitem integração da região de Zaporizhzhia na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório