Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Armas ocidentais já estão a fazer a diferença no combate, diz a Ucrânia

Apesar de todo o conflito estar a avançar de forma bastante lenta neste momento, "a situação pode evoluir muito rapidamente", considerou ainda o chefe máximo de Mykolaiv.

Armas ocidentais já estão a fazer a diferença no combate, diz a Ucrânia
Notícias ao Minuto

23:01 - 08/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O governador da região de Mykolaiv, Vitaliy Kim, afirmou esta quarta-feira que os sistemas de artilharia fornecidos pelo Ocidente à Ucrânia já estão a fazer a diferença no terreno de combate, noticia a Reuters. Segundo o representante, é "apenas uma questão de tempo" antes que as forças de Kyiv recuperem terreno significativo no sul do país.

O governador de Mykolaiv garantiu ainda que as forças ucranianas tiveram "algum sucesso" nas últimas semanas nas suas investidas de contra-ataque na região 'vizinha' de Kherson.

Questionado sobre em que momento as armas ocidentais começariam a fazer a diferença no terreno de batalha contra as forças de Moscovo, Kim foi perentório: "Já está a acontecer. E teremos [mais] sucesso", acrescentou.

"Estamos a falar de artilharia", prosseguiu o chefe máximo de Mykolaiv. "Já está a funcionar na nossa região." Vitaliy Kim recusou-se, no entanto, a dizer que sistemas específicos de artilharia ocidental estavam a ser utilizados nessa contraofensiva. 

Nas últimas semanas, tropas russas e ucranianas têm concentrado parte significativa dos seus recursos na luta pelo controlo da região do Donbass. Porém, o domínio das regiões que ladeiam o Mar Negro, como é o caso de Odessa e Mykolaiv, permanece imprescindível para assegurar o futuro económico do país.

Na perspetiva de Vitaliy Kim, de forma a conseguir progressos significativos no sul do país (e, nomeadamente, recuperar terras entretanto conquistadas pela Rússia), a Ucrânia irá necessitar, muito provavelmente, de mais mão-de-obra. Para isso, poderá ser necessário deslocalizar militares que têm estado a combater no leste do país ou, então, mobilizar mais pessoas para o combate.

E o que diz o governador regional quando a um eventual novo assalto russo a Mykolaiv e Zaporizhzhia? "Nos próximos meses, penso que têm algumas oportunidades de atacar Zaporizhzhia e Mykolaiv. Mas, por agora, não vemos nenhum reagrupamento, nenhum grande exército a atacar", esclareceu Kim.

Apesar de todo o conflito estar a avançar de forma bastante lenta neste momento, "a situação pode evoluir muito rapidamente", considerou ainda o chefe máximo de Mykolaiv.

Assinala-se, esta quarta-feira, o 105.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser mais elevado, pelo menos 4.200 civis morreram no conflito.

Leia Também: Capturados por russos, três prisioneiros negam ser mercenários na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório