Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Russos impedem passagem de camiões e vegetais apodrecem em Vasylivka

Comida vai apodrecendo e os agricultores são obrigados e despejá-la nas ruas.

Notícias ao Minuto

08:41 - 08/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Os postos de controlo russos em Vasylivka, na região de Zaporizhzhia, Ucrânia, não estão a deixar passar os camiões dos agricultores, obrigando-os a desperdiçar toneladas de produtos que acabam por apodrecer.

O vídeo, da conta de Telegram Ukraine Now, mostra um agricultor a retirar do camião inúmeros sacos de vegetais em decomposição. Depois de horas na fila para passar o posto de controlo e devido ao calor, esta é a única opção.

Segundo declarações recentes de Oleksandr Starukh, chefe do Departamento Regional de Zaporizhzhya, as tropas russas estão a retirar-se dos distritos de Melitopol e Vasylivka, e vão agora em direcção a Kherson.

A guerra tem levado a uma crise alimentar e energética.  A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, anfitriã da reunião do G7, advertiu que a guerra se tornou uma "crise global".

Disse ainda que até 50 milhões de pessoas, particularmente em África e no Médio Oriente, enfrentarão a fome nos próximos meses, a menos que se encontrem formas de libertar os cereais ucranianos, que representam uma parte considerável da oferta mundial.

Leia Também: Ceder aos russos: "E se fosse connosco? Não lhes ocorre ir lamber sabão?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório