Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Opositor e vice-Presidente entre os candidatos às presidenciais no Quénia

A comissão eleitoral do Quénia validou quatro candidaturas às eleições presidenciais de 09 de agosto, incluindo um opositor histórico apoiado pelo Presidente cessante, o atual vice-presidente e dois advogados.

Opositor e vice-Presidente entre os candidatos às presidenciais no Quénia
Notícias ao Minuto

13:05 - 07/06/22 por Lusa

Mundo Quénia

Este é o menor número de candidatos a uma eleição presidencial de que há registo no Quénia, desde que o sistema multipartidário foi implementado no país, em 1992.

Do total de 17 candidaturas apresentadas, apenas quatro "cumpriram os requisitos constitucionais e estatutários", anunciou a comissão eleitoral (IEBC) em comunicado de imprensa.

A eleição promete ser muito disputada entre dois grandes favoritos: o adversário histórico Raila Odinga e o vice-Presidente do país, William Ruto.

O Presidente cessante Uhuru Kenyatta, que não pode concorrer a um terceiro mandato, anunciou em março que apoiaria o seu ex-rival Raila Odinga, formalizando assim a rutura com William Ruto, seu vice-Presidente desde 2012 e quem tinha designado inicialmente para lhe suceder.

Odinga e Kenyatta iniciaram uma reaproximação inesperada desde 2018, depois da violência praticada após as eleições de 2017 disputadas por Odinga, que deixou dezenas de mortos.

Aos 77 anos, Raila Odinga disputará a presidência pela quinta vez, após as candidaturas em 1997, 2007, 2013 e 2017.

Esta figura da política queniana foi primeiro-ministro entre 2008 e 2013 de um Governo de unidade nacional, após a violência pós-eleitoral de 2007-2008, a pior desde a independência do país, em 1963, e que deixou mais de 1.100 mortos e centenas de milhares de deslocados.

O seu principal adversário, William Ruto, de 55 anos, surge por representar "engenhosos" dos pequenos diante das dinastias políticas encarnadas por MM. Kenyatta e Odinga, cujos pais foram respetivamente o primeiro Presidente e vice-Presidente do Quénia independente.

Kenyatta e Ruto tornaram-se aliados em 2012, quando ambos foram acusados de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional pelo seu papel na violência pós-eleitoral de 2007-2008, onde estavam em lados opostos. As acusações foram retiradas em 2016.

Além destas duas figuras políticas, também são candidatos às eleições de 09 de agosto próximo dois advogados. Um deles foi o fundador do movimento Roots Party e o outro é George Wajackoyah, um advogado que também foi agente dos serviços secretos na década de 1990, antes de se exilar no Reino Unido até 2012.

O programa deste sexagenário prevê, em particular, reduzir a semana de trabalho para quatro dias e legalizar a canábis para financiar a dívida queniana.

Também advogado, David Mwaure fez da luta contra a corrupção o seu cavalo de batalha.

Mwaure já tinha sido candidato em 2013, mas acabou por se retirar para dar força a outro candidato.

Leia Também: Quatro mortos em manifestação contra perigos da vida selvagem no Quénia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório