Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fogo no Bangladesh sob controlo, três dias depois da explosão

Chamas no armazém com materiais químicos perigosos causou, pelo menos, 41 mortos.

Fogo no Bangladesh sob controlo, três dias depois da explosão
Notícias ao Minuto

08:15 - 07/06/22 por Hélio Carvalho

Mundo Bangladesh

O incêndio provocado por uma explosão num depósito de contentores em Sitakunda, no Bangladesh, foi finalmente controlado esta segunda-feira pelas autoridades, depois de três dias de chamas intensas.

O fogo causou várias pequenas explosões no interior do armazém, devido aos materiais tóxicos no interior da infraestrutura.

No total, morreram pelo menos 41 pessoas e mais de 300 pessoas ficaram feridas. Na segunda-feira, apontou-se para 49 mortos, mas as autoridades reviram os números. Entre os mortos estão nove bombeiros.

Segundo a agência Reuters, as autoridades estão a investigar as causas do acidente, e admite-se a hipótese de os regulamentos de segurança não terem sido devidamente seguidos. Além disso, suspeita-se que a fonte da explosão terá sido um contentor com peróxido de hidrogénio.

À Reuters, o comandante dos bombeiros locais, Monir Hossain, afirmou que "o fogo não foi apagado completamente, mas não existe risco de mais explosões, com a nossa equipa a tratar dos contentores químicos, um a um".

Hossain acrescentou que as autoridades "não encontraram quaisquer medidas de prevenção de incêndios". "Não havia extintores. Nada. Eles não seguiram as guias de armazenamento de materiais químicos", disse.

O diretor da empresa que detém o armazém não comentou as declarações. O governo, apesar das intransigências de uma associação nacional de armazéns, que declarou que a empresa cumpria com os parâmetros obrigatórios, deixou claro que irá investigar que os responsáveis serão julgados.

O acidente na fábrica de Sitakunda não é um caso isolado no Bangladesh. Com o aumento exponencial da indústria têxtil no país, que é o segundo maior exportador de têxteis do mundo, as condições de segurança e de trabalho nas empresas e fábricas não têm acompanhado o rápido crescimento do setor.

Leia Também: Quase 50 mortos e mais de 300 feridos em explosão no Bangladesh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório