Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia está a "obter lucro" de cereais ucranianos, garante Blinken

Recorde-se que esta segunda-feira o presidente da Ucrânia disse que poderiam haver 75 milhões de toneladas de cereais retidos pela Rússia no outono.

Rússia está a "obter lucro" de cereais ucranianos, garante Blinken
Notícias ao Minuto

23:22 - 06/06/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano disse, esta segunda-feira que há relatos "credíveis" de que as tropas russas estão a "roubar" os cereais produzidos pela Ucrânia.

"Há relatórios credíveis de que a Rússia está a roubar os cereais para os vender e obter lucro", garantiu Antony Blinken, citado pela Reuters, durante um encontro com organizações não governamentais empresas do setor privado.

O responsável reiterou ainda que os impactos da guerra no leste europeu estão a ser "devastadores" no que diz respeito à segurança alimentar "porque a Ucrânia é um dos celeiros do mundo". 

Blinken acusou ainda Moscovo de acumular as suas próprias exportações de alimentos, depois de impor um "bloqueio naval no Mar Negro que impede o transporte de colheitas ucranianas" ao redor do mundo.

Já esta segunda-feira, o presidente ucraniano disse que poderiam haver 75 milhões de toneladas de cereais retidos pela Rússia, o que corresponderá ao triplo das exportações que estão a ser travadas pelas tropas russas.

Na sequência destas informações, Volodymyr Zelensky falou com responsáveis britânicos e turcos,  tendo discutido a possibilidade de existir um terceiro país que garantisse a passagem deste bem essencial pela parte do Mar Negro que está sob controlo do Kremlin.

[Notícia atualizada às 23h54]

Leia Também: "Vergonhosos" crimes de guerra russos não ficarão impunes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório