Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Boris Johnson pede apoio a Conservadores contra moção de censura

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, dirigiu-se hoje à tarde à porta fechada aos deputados do partido Conservador, a quem pediu o apoio antes da votação de uma moção de censura interna no parlamento no final do dia.

Boris Johnson pede apoio a Conservadores contra moção de censura

Johnson compareceu perante o grupo parlamentar no edifício do parlamento, em Londres, onde reivindicou "a maior vitória eleitoral em 40 anos" e prometeu trabalhar para "restabelecer a confiança" dos eleitores.

"Todos vocês conhecem a força incrível que podemos representar quando estamos unidos", acrescentou o chefe do governo, que alertou para o risco dos conservadores se virarem "uns contra os outros", segundo a estação Sky News.

Boris Johnson enfrenta esta tarde a votação de uma moção de censura, enquanto líder do Partido Conservador, após dezenas de deputados terem manifestado o seu descontentamento. 

Graham Brady, presidente do grupo parlamentar Conservador, também conhecido por Comité 1922, declarou hoje de manhã ter sido ultrapassado o patamar de 54 subscritores para desencadear o processo. 

A votação secreta terá lugar na Câmara dos Comuns entre as 18:00 e as 20:00 e o resultado, determinado por maioria simples, será declarado pelas 21:00 (mesma hora em Lisboa). 

Esta é uma moção de censura interna do partido e não no Parlamento, pelo que só os 359 deputados conservadores podem participar. 

Se Johnson ganhar pelo menos 180 votos permanecerá como líder do partido e terá um ano de imunidade contra novas moções de censura, mas uma derrota abrirá caminho a uma eleição interna para encontrar um sucessor na qual o atual primeiro-ministro não poderá concorrer.

Leia Também: Resultado de moção de censura a Johnson imprevisível, dizem analistas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório