Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

75 milhões de toneladas de cereais "presos na Ucrânia no outono"?

Líder ucraniano afirmou que Kyiv ambiciona armas antinavio que possam garantir a passagem segura de suas exportações.

75 milhões de toneladas de cereais "presos na Ucrânia no outono"?

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, esta segunda-feira, que 75 milhões de toneladas de cereais poderão ficar "presos na Ucrânia no outono". 

O líder ucraniano afirmou ainda que Kyiv ambiciona armas antinavio que possam garantir a passagem segura de suas exportações.

Estas afirmações foram proferidas na Ucrânia tendo Zelensky afirmado que tem sido discutido com os líderes do Reino Unido e Turquia a ideia de um navio de um terceiro país que garanta a passagem dos cereais exportados pelo país invadido através do Mar Negro, controlado pela Rússia. 

A maior garantia da passagem segura deste bem, porém, seria mais armamento para a Ucrânia, avançou a agência Reuters sobre o que o presidente ucraniano frisou.

Recorde-se que o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, falou hoje com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e anunciou, na rede social Twitter, que lhe foi prometida mais ajuda. 

Além disso, diz o chefe de Estado ucraniano, em conjunto com o Reino Unido, estão a ser estudadas "maneiras de evitar a crise alimentar".

Um porta-voz de  Downing Street afirmou ainda que os dois líderes falaram sobre negociações diplomáticas e esforços para acabar com o prejudicial bloqueio russo às exportações de cereais da Ucrânia.

Leia Também: "Procuramos maneiras de evitar a crise alimentar", diz Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório