Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Stoltenberg fala com Erdogan sobre adesão da Finlândia e Suécia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, encontrou-se com a primeira-ministra da Finlândia e conversou com o Presidente da Turquia procurando uma solução à resistência turca à adesão da Finlândia e Suécia à Aliança Atlântica.

Stoltenberg fala com Erdogan sobre adesão da Finlândia e Suécia
Notícias ao Minuto

09:17 - 04/06/22 por Lusa

Mundo NATO

Jens Stoltenberg, que visitou Washington esta semana, disse no Tweeter na sexta-feira que se encontrou com a líder finlandesa, Sanna Marin, enquanto esteve no país e que discutiu "a necessidade de abordar as preocupações da Turquia e seguir em frente" com os pedidos de adesão finlandesa e sueca.

O conflito militar entre a Rússia e Ucrânia levou os países nórdicos a candidatarem-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), mas o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusa a Suécia e a Finlândia de apoiarem militantes curdos considerados terroristas pela Turquia.

Jens Stoltenberg disse que teve um "telefonema construtivo" com Recep Tayyip Erdogan, apelidou a Turquia de "aliado valioso" e elogiou os esforços turcos para intermediar um acordo para garantir o transporte seguro de cereais da Ucrânia face à escassez global de alimentos causada pelo conflito militar.

Sem dar mais detalhes, Jens Stoltenberg twitou que continuaria a dialogar com o Presidente turco.

Os esforços diplomáticos do chefe da NATO tiveram lugar antes de uma reunião de altos funcionários da Suécia, Finlândia e Turquia agendada para a próxima semana em Bruxelas, onde a NATO está sediada, para discutir a oposição da Turquia aos pedidos da Finlândia e Suécia.

Leia Também: Chefe militar dos EUA na Finlândia para apoiar adesão à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório