Um homem, de 21 anos, invadiu um museu de arte e destruiu artefactos da Grécia Antiga considerados insubstituíveis e avaliados em mais de cinco milhões de dólares (quase cinco milhões de euros) depois de ter discutido com a namorada.
Brian Hernandez foi detido pelos seguranças do Museu de Arte de Dallas, no estado norte-americano do Texas, durante o ataque. Mais tarde, disse às autoridades que decidiu destruir as raridades porque estava "chateado com a namorada", conta o Daily Mail.
Foram destruídas pelo menos três peças da Grécia Antiga que tinham sobrevivido durante 2.500 anos até terem ficado na mira de Hernandez. Também destruiu uma peça nativa-americana contemporânea, uma taça grega e a porta de vidro do museu.
As estimativas iniciais dão conta de prejuízos na ordem dos 5,1 milhões de dólares (4,8 milhões de euros).
O incidente ocorreu na noite de quarta-feira, quando o jovem partiu a porta com uma cadeira de metal. A polícia dá conta de que as imagens de videovigilância mostravam Hernandez a usar um banco para partir as vitrines e as antiguidades. Causou danos num telefone e num computador também.
Além do caos, o jovem terá chamado o 911 (o equivalente ao 112 em Portugal) sobre si próprio. A polícia chegou ao local pelas 22h20 (hora local). Foi detido e confessou os crimes aos agentes.
Leia Também: Novo caso no Texas. Jovem detido com espingardas no carro junto a escola